sexta-feira, 30 de outubro de 2009

atividade 3.7- Planejamento com Hipermíidia

PLANEJAMENTO


I. IDENTIFICAÇÃO
Professora: Maria Eugênia da Silva Ribeiro
Disciplina: Português
Série: 1º ano do Ensino Médio
Escola: Estadual Carlos Hugueney
Ano: 2009.

II. TEMA: CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA

III. OBJETIVOS:
3.1. OBJETIVO GERAL:
- Incentivar os alunos a conhecerem a Carta de Pero Vaz de Caminha, como sendo a “certidão de nascimento do Brasil” e uma forma de registro da visão dos portugueses diante dos primeiros habitantes do Brasil, o índio, da flora e da fauna, bem como perceber as características do povo europeu e da linguagem arcaica.


3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Conhecer o contexto histórico e o estilo de época - Quinhentismo.
- Rever as características da Escola Literária- Literatura de Informação
- Retomar alguns escritores importantes desse período.
- Pesquisar e ler a Carta de Pero Vaz de Caminha na Internet;
- Observar as variações lingüísticas que a língua sofreu ao longo do tempo por meio de alguns termos arcaicos.
- Sintetizar o texto lido e apresentar aos colegas;
- Produzir textos parodiando a Carta.

IV. CONTEÚDO:
- Literatura Informativa sobre o Brasil;
- Carta de Pero Vaz de Caminha na versão arcaica e na atual.
- Variações lingüísticas: dialetos e registros.
- Leitura e produção de textos.


V. PROCEDIMENTOS METOLÓGICOS:
- Aulas expositivas sobre a Literatura Informativa sobre o Brasil, sobre o fato histórico e sobre alguns escritores da época que registraram o fato segundo o seu estilo pessoal.
- Leitura da Carta na linguagem atual na internet;
- Leitura da Carta na linguagem arcaica na internet;
- Comparação da linguagem utilizada em épocas distintas, localizando os termos diferentes.
- Aulas expositivas sobre Variações lingüísticas;
- Leitura do texto “Antigamente” de Carlos Drummond de Andrade.
- Interpretação do texto;
- Divisão em quatro (04) grupos para que os alunos localizem na Carta, segundo o autor P. Vaz de Caminha: A visão do índio, dos portugueses, da fauna e da flora (com citações do texto original);
- Apresentação para os demais colegas e entrega de um texto escrito para o professor.
- Produção de texto: Reescritura da Carta (paródia).




VI. RECURSOS UTILIZADOS:
- lousa, pincel
- internet
- Power Point
- Data show
- Livro didático.

VII. AVALIAÇÃO:
- Os alunos serão avaliados por meio da observação no decorrer das atividades, da apresentação aos colegas (seminário) e dos textos escritos.

VIII. REFERÊNCIAS:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_de_informação
http://www.algosobre.com.br/literatura/quinhentismo-e-literatura-de-informacao.html
http://pt.wikisource.org/wiki/Carta_a_El_Rei_D._Manuel_(ortografia_original)

Nenhum comentário: