Planejamento
Atividade 3.10
I. Tema: Modernismo Brasileiro- Semana de Arte Moderna
II. Identificação
Professora: Maria Eugênia
Série: 3º ano do Ensino Médio
Disciplina: Português
III. Objetivos
3.1. Objetivo geral
Conhecer o estilo de época modernista e a Semana de Arte Moderna como o evento que consolidou o Modernismo no Brasil.
3.2. Objetivos específicos:
- Identificar características modernistas em textos literários;
- Conhecer o contexto histórico da época de 1922 a 1930;
- Conhecer a programação da Semana;
- Apreciar as manifestações desse período na música, na arquitetura, na pintura e na literatura;
- Ler a biografia de artistas desse período;
- Analisar oralmente os quadros de artistas dessa época.
IV. conteúdo
- Modernismo Brasileiro
- Semana de Arte Moderna
- Análise de quadros- imagem não verbal
V. Procedimentos metodológicos
- Motivação
- Aula expositiva com apresentação no Data Show sobre o Modernismo Brasileiro e a semana de arte moderna; do contexto histórico; a programação da Semana, biografia de alguns escritores; as manifestações artísticas na música, na arquitetura, na pintura e na literatura, seguido da análise de alguns quadros.
- Avaliação.
VI. Recursos didáticos utilizados
- livro, pincel, data show.
VII. Avaliação:
Os alunos serão avaliados pela participação no decorrer das atividades de interação propostas, de um texto escrito sobre o assunto estudado (pesquisa) e apresentação de um seminário (em grupo) sobre alguns escritores da primeira fase do modernismo brasileiro.
VIII. Referências:
CEREJA E MAGALHÃES. Linguagem e Literatura. São Paulo: Ática, 2008.
http://www.graudez.com.br/literatura/modernismo.html
htttp://www.wikipedia.org/semana de arte moderna
Atividade 3.10
I. Tema: Modernismo Brasileiro- Semana de Arte Moderna
II. Identificação
Professora: Maria Eugênia
Série: 3º ano do Ensino Médio
Disciplina: Português
III. Objetivos
3.1. Objetivo geral
Conhecer o estilo de época modernista e a Semana de Arte Moderna como o evento que consolidou o Modernismo no Brasil.
3.2. Objetivos específicos:
- Identificar características modernistas em textos literários;
- Conhecer o contexto histórico da época de 1922 a 1930;
- Conhecer a programação da Semana;
- Apreciar as manifestações desse período na música, na arquitetura, na pintura e na literatura;
- Ler a biografia de artistas desse período;
- Analisar oralmente os quadros de artistas dessa época.
IV. conteúdo
- Modernismo Brasileiro
- Semana de Arte Moderna
- Análise de quadros- imagem não verbal
V. Procedimentos metodológicos
- Motivação
- Aula expositiva com apresentação no Data Show sobre o Modernismo Brasileiro e a semana de arte moderna; do contexto histórico; a programação da Semana, biografia de alguns escritores; as manifestações artísticas na música, na arquitetura, na pintura e na literatura, seguido da análise de alguns quadros.
- Avaliação.
VI. Recursos didáticos utilizados
- livro, pincel, data show.
VII. Avaliação:
Os alunos serão avaliados pela participação no decorrer das atividades de interação propostas, de um texto escrito sobre o assunto estudado (pesquisa) e apresentação de um seminário (em grupo) sobre alguns escritores da primeira fase do modernismo brasileiro.
VIII. Referências:
CEREJA E MAGALHÃES. Linguagem e Literatura. São Paulo: Ática, 2008.
http://www.graudez.com.br/literatura/modernismo.html
htttp://www.wikipedia.org/semana de arte moderna
Nenhum comentário:
Postar um comentário