PLANEJAMENTO - AULA COM A CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA
Desenvolvi na Escola Carlos Hugueney umas aulas, no total de oito, para desenvolver um projeto que tem como ponto de partida a Carta de Pero Vaz de Caminha, com o objetivo de incentivar os alunos a conhecerem a Carta de Pero Vaz de Caminha, como sendo a “certidão de nascimento do Brasil” e uma forma de registro da visão dos portugueses diante dos primeiros habitantes do Brasil, o índio, da flora e da fauna, bem como perceber as características do povo europeu e da linguagem arcaica.
Além disso, tive o intuito de auxiliar os alunos a conhecer o contexto histórico e o estilo de época – Quinhentismo, a reverem as características da Escola Literária- Literatura de Informação; retomarem alguns escritores importantes desse período, a pesquisarem e lerem a Carta de Pero Vaz de Caminha na Internet;
Aproveitamos a linguagem utilizada na carta para instigar o aluno a observar as variações lingüísticas que a língua sofreu ao longo do tempo por meio de alguns termos arcaicos; a sintetizar o texto lido e apresentar aos colegas e finalmente, produzir textos parodiando a Carta.
Utilizei alguns recursos didáticos, tais como lousa, pincel, internet, Power Point, Data show e livro didático.
Os procedimentos metodológicos foram seguidos de, respectivamente:
- Aulas expositivas sobre a Literatura Informativa sobre o Brasil, sobre o fato histórico e sobre alguns escritores da época que registraram o fato segundo o seu estilo pessoal.
- Leitura da Carta na linguagem atual na internet;
- Leitura da Carta na linguagem arcaica na internet, nos sites: http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_de_informação,http://www.algosobre.com.br/literatura/quinhentismo-e-literatura-de-informacao.html, http://pt.wikisource.org/wiki/Carta_a_;
- Comparação da linguagem utilizada em épocas distintas, localizando os termos diferentes.
- Aulas expositivas sobre Variações lingüísticas;
- Leitura do texto “Antigamente” de Carlos Drummond de Andrade.
- Interpretação do texto;
- Divisão em quatro (04) grupos para que os alunos localizem na Carta, segundo o autor P. Vaz de Caminha: A visão do índio, dos portugueses, da fauna e da flora (com citações do texto original);
- Apresentação para os demais colegas e entrega de um texto escrito para o professor.
- Produção de texto: Reescritura da Carta (paródia).
Percebi que as aulas foram produtivas e dinâmicas, uma vez que os alunos demonstraram interesse pelas aulas expositivas, pelas pesquisas e pelo conteúdo estudado. E ainda, o seminário e os textos produzidos pelos alunos foram os melhores possíveis.
Maria Eugênia da Silva Ribeiro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário